+55 11 3623-1550

braschemical@braschemical.com.br

Aditivos Deuteron para orientação de pigmentos alumínio

Pigmentos de alumínio são pigmentos de efeito que tem uma aparência metálica especial.

O chamado efeito flip-flop ocorre com pigmentos metálicos e outros pigmentos de efeito, pelo que o brilho é observado diferindo dependendo do ângulo de visão ou ângulo de incidência da luz. Este efeito depende da natureza, forma, tamanho, textura das bordas e na orientação dos pigmentos no filme. Devido à estrutura semelhante a plaquetas destes pigmentos de efeito, eles orientam-se em forma paralela ao substrato e a combinação de diversos espelhos pequenos “individuais” provoca um efeito metálico. Quanto mais fina for a plaqueta do pigmento, mais fácil se orienta no filme de revestimento e mais intenso será a efeito flip-flop.
Devido à sua distribuição de tamanho de partícula relativamente estreita e sua forma compacta e quase esférica, os aditivos de fosqueamento DEUTERON são capazes de influenciar significativamente o efeito flip-flop da maioria dos pigmentos metálicos, de reflexo e mica.
As partículas do aditivo são incorporados na matriz do revestimento entre as plaquetas de pigmento e assim definem a distância entre as partículas de pigmento. Ao contrário da situação com aditivos convencionais à base de cera, o efeito flip-flop, consequentemente, não está estabilizado ou reforçado, mas sim atenuado. O brilho permanece constante ao longo de uma maior gama de ângulos e gera um efeito de brilho mais uniforme. Isso é desejável em aplicações onde nenhum efeito flip-flop é desejado.

pigmento aluminio

Em nem todas as aplicações um efeito flip-flop forte é desejado para superfícies metálicas. Quando visto de ângulos baixos, um efeito flip-flop intenso leva a uma reflexão muito baixa e, portanto, uma aparência escura. A fim de contornar esta situação, partículas sólidas finas podem ser utilizadas como um aditivo para reduzir o efeito flip-flop e gerar uma maior reflexão difusa sobre a superfície ao longo de um ângulo de visão amplo.

Isto permite efeitos ópticos totalmente diferentes a serem alcançados, sem suprimir o efeito metálico e brilho. O alinhamento paralelo dos pigmentos é promovida pelas resinas de polimetilureia finamente moídas que atuam como “espaçadores” entre as partículas individuais de pigmento metálico.
As partículas formam uma estrutura de rede que evitam a inclinação das pequenas placas de metal, assim que tenha sido alcançada a orientação desejada na película. Um brilho uniforme com menor diferença na luminosidade é alcançada, mesmo em diferentes ângulos de visão.

TOP