+55 11 3623-1550

braschemical@braschemical.com.br

SOLUÇÕES MULTIFUNCIONAIS CP KELCO PARA O MERCADO DE CERÂMICAS

Conforme o mercado Cerâmico cresce, observamos o aumento da demanda por inovações em matérias-primas eficientes, multifuncionais e de custo em uso otimizado.

Alguns tipos de hidrocolóides de origem natural, cujas propriedades reológicas* influenciam positivamente o processo, formulação, aplicação e acabamento dos materiais cerâmicos, são recomendados para suspender, estabilizar e otimizar sprays, banhos e formação de filme, assim como dar resistência e brilho dos mesmos.

*A reologia é uma ciência que estuda o comportamento de fluidez dos materiais. Esta característica define perfis reológicos diferentes, que por sua vez influenciam algumas propriedades, como: escorrimento, spray, ancoragem, poder de cobertura, resistência, acabamento, estabilização e suspensão.

É importante lembrar que nem todos os hidrocolóides ou gomas são iguais, mesmo que apresentem a mesma viscosidade a 1%Neste boletim, apresentamos as principais diferenças e as vantagens que os produtos CP Kelco FINNFIX® e KELZAN® oferecem.

Soluções e inovações para o mercado cerâmico: fitas, esmaltes vitrificados, refratários, ladrilhos, porcelanas, substituição de bentonita e muito mais.

A FAMÍLIA DE GOMAS XANTANA ESPECIAIS KELZAN®  e a novidade de mercado KELZAN® ADVANCED PERFORMANCE,  são gomas Xantana multifuncionais de terceira geração, que apresentam um perfil reológico  controlado, oferecendo um amplo espectro de viscosidades, controle de spray, compatibilidade com sistemas alcalinos, descongelamento e congelamento, boa ancoragem, diminuição do tempo de moagem, controle de escorrimento, força, espessamento, efeito coesivo, controle da secagem e minimização de imperfeições, estabilizam e suspendem eficientemente a baixos níveis de uso (até 30% menores que as gomas xantana tradicionais de mercado).

CELULÓSICOS FINNFIX® CARBOXIMETIL CELULOSE SÓDICA (CMC) GRAUS PURIFICADOS E TÉCNICOS

solucoes1Não necessitam neutralização, como alguns éteres de celulose utilizados no mercado. Suas características de peso molecular e perfil reológico permitem aos formuladores garantir performance de extrusão, spray e banhos uniformes, resistentes e de alta qualidade de acabamento e brilho, bem como ajustar a viscosidade de argila quando muito úmida.

Os hidrocolóides CP Kelco são aditivos reológicos multifuncionais e versáteis. São dispersados e hidratados a frio, flexíveis e podem ser adicionados antes, durante e ao final do processo – incluindo-se via solução pré-concentrada até 2 % (corretamente preservada, no caso de ser utilizada por mais de 8 horas).

Existem diferentes perfis reológicos, porém, há 3 tipos que influenciam as aplicações cerâmicas:

  • Perfil Newtoniano – água
  • Perfil Tixotrópico – celulósicos típicos
  • Perfil Pseudoplástico – gomas xantana

Mas o perfil muda, ainda que a viscosidade seja a mesma. Por que?

  • Os polímeros de uma mesma família variam em estrutura molecular e acabamento superficial;
  • Consequentemente, suas características de corte, elasticidade, resistência, etc., são distintas entre si.

Carboximetilcelulose sódica (CMC) e gomas Xantana inovadoras e eficientes.

Como saber que produto utilizar?

Tudo depende da funcionalidade, propriedades e características de uso:

solucoes3

PONTOS A CONSIDERAR:

  • Se você deseja estabilizar emulsões, suspender alto conteúdo de cargas e pigmentos e ao mesmo tempo buscar homogeneidade, controle de spray e corte limpo, sugerimos KELZAN® ADVANCED PERFORMANCE
  • Se você necessita de formação de filme resistente e de alta qualidade, optamos por um grau de baixo peso molecular de CMC FINNFIX®. Se é necessário minimizar os defeitos da fórmula de um slurry, opte pela linha KELZAN®
  • Se o cisalhamento utilizado para preparar o slurry ou rpm de equipamento para aplicação são baixos, é necessário um controle de aplicação para evitar perdas. Recomendamos a pseudoplastiada linha KELZAN®
  • Se o banho de imersão é de baixa viscosidade e é necessário controlar o escorrimento para oferecer o máximo poder de cobertura, o perfil mais pseudoplástico e o alto “low shear rate viscosity” de KELZAN® ADVANCED PERFORMANCE é a melhor solução.
  • Se você deseja controlar sinérese e otimizar fluidez, recomendamos optar por um dos graus de média a alta viscosidade de nossa linha FINNFIX®

solucoes2

NOVIDADES!

A CP Kelco apresenta seu produto único: KELCO VIS® (goma Diutana), o hidrocolóide mais pseudoplástico que existe.  Características de

  • Pó branco;
  • Disponível nas versões 80 e 200 mesh;
  • Bioestável e aniônico;
  • Estabilidade superior: térmica, mecânica e química;
  • Altamente resistente a pH alcalino;
  • Estabilidade: distintas faixas de pH e temperaturas;
  • Suspensão e estabilização a níveis de uso de 05%.

Recomendado para slurries, impressão cerâmica e muito mais.

 

SOBRE A CP KELCO:

A CP Kelco:  um líder mundial em soluções hidrocoloides, o maior produtor mundial de CMC e o mais inovador fabricante de xantanas desde 1960.

TOP