+55 11 3623-1550

braschemical@braschemical.com.br

Pigmentos perolados

Os pigmentos perolados têm assumido um papel muito importante na geração de tendências e cores no Brasil.

A demanda cresce diariamente e a variedade de cores e tamanhos disponíveis são capazes de gerar efeitos que “imitam” as cores e brilhos das pérolas, proporcionando aos produtos sofisticação e originalidade.

A maior parte dos pigmentos perolados é produzida com base em partículas de mica (denominação comum a uma variedade de minerais do grupo dos filossilicatos) recobertas com óxidos metálicos, como dióxido de titânio (TiO2) e óxido férrico (Fe2O3)

Naturais ou sintéticos, a diferença está na mica: os naturais utilizam mica natural enquanto os sintéticos, conhecidos como fluorflogopita, são fabricados em cristais com área de aproximadamente 50 cm² e com largura aproximada de 1,5 mm. Essa mica é quimicamente estável, apresenta excelente estabilidade termal e tem outras características semelhantes à mica natural.

As partículas transparentes do substrato laminar permitem que parte da luz incidente seja transmitida. Ao alcançar as superfícies de diversas camadas do substrato, com índices de refração diferentes, parte da luz é refletida, produzindo uma interferência ótica que proporciona o efeito brilhante e perolado.

Este efeito também é influenciado pelo tamanho da partícula. Quanto maior, mais brilho. O oposto provoca um efeito acetinado.

Os pigmentos perolados possuem ótimas propriedades químicas, são capazes de suportar meios ácidos e alcalinos com excelente dispersão em ambos os meios, são praticamente insolúveis em água, possuem alta resistência térmica e mecânica, não são combustíveis nem conduzem eletricidade. Também são inócuos à saúde, podendo ser utilizados em embalagens alimentícias, brinquedos e cosméticos.

Podem ser aplicados em todos os tipos de termoplásticos, embalagens, brinquedos, papéis, cosméticos, calçados, couro sintético, tintas arquitetônicas, automobilísticas, decorativas, revestimentos e de impressão, entre outras.

A Braschemical possui 3 linhas de pigmentos perolados: Clareium, para uso cosmético; Iridesium, para uso industrial; e Nacreium, para uso automotivo ou em aplicações com maior exposição a intempéries e raios ultravioleta.

Os pigmentos são produzidos pela Pritty e possuem sistema de controle de qualidade com certificação ISO 9001:2001.

TOP